top of page

VIVIDA MEMÓRIA

Projeto criado para abordar a temática do abuso infantil, inspirado em minhas vivências pessoais. Através da linguagem do lightipaint tento expressar em minhas imagens, cada sensação, cada confusão e cada situação pela qual passei durante 10 anos. A nomeação das imagens é inspirada em títulos de músicas, essas que naquela época me ajudaram a superar e passar por cada dia sem olhar para trás. Uma das principais inspirações para esta obra, foi um trecho do livro Mulheres Centrais do Coletivo Garapa, no qual uma das personagens diz que "Retomar o passado faz parte do processo de cura", a partir daí pude perceber que a fotografia e a música tem esse poder de cura que tanto procuramos em todos os lugares.

"As fotografias atravessam os tempos, como fantasmas atravessam paredes, ambos condenados a fazer a incessante mediação entre o que foi, o que é e o que será."
(LISSOVSKY, Maurício. Dez proposições sobre a fotografia do futuro, 2010.)

 

Essa frase de Lissovsky me fez perceber que a partir do momento que eu executasse a ideia deste projeto, muitas pessoas veriam a partir dos olhos de uma criança, veriam tudo através do tempo, através da imagem, diante do sentimento.
 

Desenho por Pedro Pena Gomes

INTRODUÇÃO

As vezes na vida, uma garotinha passa por coisas que não deveria passar. Talvez essas coisas aconteçam porque seus pais não prestaram atenção nos sinais que ela dava. Essas coisas podem, ou não, afetar sua vida para sempre. Essa garota pode se culpar por muito tempo, mas por mais que ela se culpe, por mais que se martirize, ela vai encontrar um algo em que se apegar, ela vai encontrar o caminho de volta para casa, ela vai encontrar um jeito de seguir em frente.

Por mais que essa lembrança doa de vez em quando, ela vai ser como uma guerreira, vai se reerguer como um arranha céus e continuar a escalada da vida em busca de um algo melhor.

Ps: Para melhor experiência, clique no play e escute a música correspondente a imagem.

FOTO 1: Simple Song
By Miley Cyrus.

A agonia vivida por uma garotinha causa nela uma confusão e um desgaste mental, onde tudo o que ela quer é encontrar um jeito de achar novamente a paz, tudo o que ela precisa é encontrar novamente aquela simples canção.

FOTO 2: You'll always find you way back home

By Miley Cyrus.

A garotinha nessa fase da vida depois de passar por um tempo de agonia, entende que por mais que tudo esteja um verdadeiro desastre, que por mais que a vida esteja lhe derrubando de agora, não importa o que aconteça, porque ela sempre terá um cantinho de paz e segurança ao se agarrar na música, ela sempre encontrará seu caminho de volta para casa.

FOTO 3: My heart beats for love

By Miley Cyrus.
 

A garotinha esteve presa em uma rua solitária, se perdeu nas sombras, caiu na dureza da luta. Chorou, sofreu, caminhou através da escuridão, até que ouviu um som que lhe dizia por onde seguir, um som que lhe mostrou que ela podia confiar novamente, um som que a ensinou a lutar.

FOTO 4: Who says that I'm not a skyscraper

Who says by Selena Gomez | Skyscraper by Demi Lovato.
 

A garotinha vê as coisas dando errado, vê seu mundo desabando mais uma vez. A cada dia que passa ela se sente mais indefesa, mais humilhada, mais maltratada. Ela se vê num vazio aleatório, onde todo mundo joga o que não presta e é lá que ela está. Triste, abandonada e solitária. Mas ao parar para escutar o som do silêncio percebe que pode tirar dele um pouco mais de sustento, é com este som que ela entende que pode se reerguer, porque por mais que tudo conspire contra ela, quem disse que ela não pode ser como um arranha céus?

FOTO 5: The Climb

By Miley Cyrus.
 

"Cada passo que eu estou dando, cada movimento que eu faço, parece perdido, sem direção. Minha fé está abalada, mas eu tenho que manter minha cabeça erguida" 
Essas eram as palavras cantadas a todo momento em que a garotinha achava que ia cair.
"A escalada pode ser difícil, mas a vista lá do topo é ótima"

Essa era a frase que ela repetia todos os dias de manhã quando sabia que passaria mais uma vez por momentos de agonia.
"Apenas respire"
Esse ainda é seu mantra. 

FOTO 6: Warrior

By Demi Lovato.
 

Uma garotinha que foi obrigada a crescer rápido demais. Ela sofreu por muito tempo, calada, sozinha. Mas depois de muitas quedas, muitos empurrões, muitos tapas e centenas de cicatrizes, essa garotinha virou uma guerreira que não deixa mais ninguém machucá-la.

FOTO 7: Miss movin' on

By Fifth Harmony.
 

A garotinha se libertou finalmente, decidiu começar do zero. Da boca dela saiu um "adeus", seus olhos enfim não derramavam mais lágrimas. Ela deixou de ser como era, tirou o disco do modo repetir, porque ele a matou, mas ela sobreviveu e agora estava voltando a vida.

FOTO 8: Brave, honest and beautiful

By Fifth Harmony.
 

Mesmo a garotinha tendo se libertado, mesmo ela tendo deixado tudo para trás, lembranças machucam. Mas ela tinha em mente que não devia desperdiçar seu precioso tempo com toda a bobagem que vinha a sua mente, então ela mentalizou a canção. "Não se critique mais, você tem um sorriso pelo qual vale a pena lutar". Ela lembra sempre que tem uma nova pele, uma armadura nova, mais forte e mais espessa, ninguém mais pode machucá-la, nem feri-la, porque ela aprendeu a ser autossuficiente e a se sentir destemida e linda. E apesar de tudo o que já aconteceu, hoje ela sabe que é corajosa, honesta e linda.

FOTO 9: Why am I sacared of happy?

Scared of happy by Fifth Harmony.
 

Ela já estava sem palavras a um tempo, tempo o suficiente para perceber que ela precisava não ficar estática e parar de gaguejar. Ela começou a se perguntar o porque de estar com medo de ser feliz. Ela não tinha medo de nada! Ela foi criada para ser destemida, mas porque ela estava com medo de ser feliz? Então ela começou a se culpar. "Há algo de bom em segurar as suas armas, ninguém para culpar além de si mesmo". Essa frase ficou em sua cabeça por muito tempo, afinal, sempre foi algo sobre os seus sentimentos confusos e assustados, que a puxavam e a empurravam, deixando ela com medo de ser feliz.

FOTO 10: Younger now

By Miley Cyrus.
 

Se a um ano atrás você dissesse a garotinha que ela estaria bem hoje, que ela seria uma pessoa renovada, provavelmente ela não teria acreditado. Mas ninguém é o mesmo para sempre, agora ela sabe que, as vezes, algumas coisas podem colocar ela pra baixo, mas que a mudança é algo com o que ela pode contar. Ela está se sentindo mais jovem agora, porque parece que ela está vivendo um sonho, pois os olhos dela se abriram assim que ela pôde ouvir a canção.

FOTO 11: Bridges

By Fifth Harmony.
 

Depois de muito tempo sofrendo e tentando seguir em frente, a garotinha conseguiu ver que tudo aquilo realmente passou, ficou para trás. Hoje ela não é mais apenas uma garotinha, ela cresceu e se tornou uma mulher e essa mulher, hoje, consegue olhar para trás e criar pontes com o passado sem se sentir mal como antes. Dói? Um pouco, mas não tanto quanto antes. Lembrar sempre será doloroso, mas o crescimento mental fez a garotinha cicatrizar e hoje, a ferida já está bem melhor e provavelmente vai melhorar um pouco mais a cada dia.

bottom of page